terça-feira, 26 de maio de 2009

História do Dadaísmo

O dadaísmo surgiu no ano de 1916 em Zurique, no chamado Cabaret Voltaire, por iniciativa de um grupo de artistas e escritores, que decidiram romper com todos os valores e princípios estabelecidos anteriormente à Primeira Guerra Mundial, inclusive os artísticos.

A própria palavra dadá não tem outro significado senão a própria falta de significado, sendo um exemplo da essência deste movimento.
O movimento dadaís
ta foi fundado pelo poeta Hugo Ball (ver figura), ao qual se uniram os artistas Hans Arp e Marcel Janco e o poeta romeno Tristan Tzara. As suas inúmeras publicações de manifestos tornaram rápida a difusão do dadaísmo na Europa, obtendo a adesão de artistas como Marcel Duchamp, ou Francis Picabia.
A pintura dadaísta foi um dos grandes mistérios da história da arte do século XX. Os pintores deste movimento, não hesitaram em anular as formas, técnicas e temas da pintura, tal como tinham sido entendidos até aquele momento. Para dificultar ainda mais sua análise, os títulos escolhidos não tinham qualquer relação com o quadro.
A escultura dadaísta dedicava-se à improvisação e desordem. As esculturas de Marcel Duchamp, por exemplo, baseavam-se muitas vezes em objectos do dia-a-dia. Um dos mais escandalosos foi, sem dúvida, o urinol que este artista francês se atreveu a apresentar no Salão dos Independentes, competindo com as obras de outros escultores. Com exemplos desse tipo e outros, pode-se afirmar que Marcel Duchamp foi o “pai” da arte conceptual. Os críticos não foram muito condescendentes com essas obras, que não conseguiam compreender nem classificar.
Em poucos anos, o movimento alcançou, além de Zurique, as cidades de Barcelona, Berlim, Colónia, Hanover, Nova Iorque e Paris.
Os dadaístas não romperam somente com as formas da arte, mas também com o conceito da própria arte.
Efémera, mas eficaz, a arte dadaísta preparou o terreno para movimentos vanguardistas tão importantes como o surrealismo e a arte pop, entre outros.




Links:
http://www.arteeeducacao.net/historia/Dadaismo/texto.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dada%C3%ADsmo#Representantes_do_in.C3.ADcio_do_movimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário